Histórico
A formação profissional em Fonoaudiologia no Brasil estruturou-se na década de 60, quando surgiram os primeiros cursos no Estado de São Paulo.
Somente na década de 1970, iniciaram-se os movimentos para reconhecimento dos cursos de graduação como nível superior, com duração plena e titulação de bacharel e direito a mestrado e doutorado em Fonoaudiologia. O primeiro currículo mínimo do curso foi regulamentado pela Resolução nº 54/76, dos Conselhos Federais de Educação, fixando disciplinas e carga horária.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Cirurgia, na disciplina de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço propôs um Projeto Pedagógico para implantar um Curso de Graduação em Fonoaudiologia que levou em consideração as experiências acumuladas aproveitando a larga gama de áreas de atuação do Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Clínica da Voz, Laboratório de Estudos da Voz e Audição, bem como o Núcleo de Fonoaudiologia do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC). Acredita-se ter assim a possibilidade de formar um profissional que seja capaz de se adequar ao atual mercado de trabalho, contando com sólida formação geral, para enfrentar renovadas condições do exercício profissional.
Foi nesse cenário que a Universidade Federal de Santa Catarina implantou em 2008 a proposta acadêmica que contempla uma visão inovadora, agregando conteúdos sob uma modelagem de grade curricular em módulos horizontais, que incorpora novas diretrizes articuladas com rigor científico e filosófico, competência técnica e forte comprometimento e sensibilidade social, sem perder de vista o referencial da postura ético – política. O Curso foi criado pela RESOLUÇÃO 004/CEG/2009 de 25/03/2009.
O curso propõe a integração entre ensino, pesquisa e extensão, onde o aluno não deve unicamente receber os conhecimentos teórico-práticos apresentados no processo de ensino tradicional. Este ensino torna-se certamente mais eficaz no momento em que proporciona a participação em programas de pesquisa junto à comunidade, estabelecendo uma ponte entre o que foi aprendido na formação básica específica e sua aplicação científica para possíveis benefícios sociais.
Para o Curso de Graduação em Fonoaudiologia, a integração dos segmentos de ensino, pesquisa e extensão é contemplada através da ligação entre a teoria e a prática profissional. Tal união ocorre desde o primeiro ano da graduação visando à formação de um aluno autônomo, que busque e construa o seu próprio conhecimento estando consciente das diversas áreas de atuação profissional.
Comissão de Implantação do Curso de Fonoaudiologia
Portaria nº 646/GR/2009 designando os Professores abaixo listados para coordenarem o planejamento, organização e funcionamento do Curso de Fonoaudiologia:
- Arício Treitinger,
- Newton Macuco Capella,
- Waldir Carreirão Filho.