O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Formas de agendamento

AGENDAMENTO PARA ACOMPANHAMENTO FONOAUDIOLÓGICO

Avaliação fonoaudiológica: todos os pacientes que desejam realizar acompanhamento fonoaudiológico na Clínica Escola de Fonoaudiologia devem passar, inicialmente, pela etapa de avaliação fonoaudiológicaEsta etapa é importante para verificar a alteração fonoaudiológica do(a) paciente e poder indicar a terapia correspondente.  A avaliação tem duração média de 4 sessões, mas pode variar de acordo com a necessidade, que é determinada pelo terapeuta responsável. Após finalizar a avaliação, o(a) paciente deve aguardar uma vaga para dar início à terapia fonoaudiológica, se preencher os requisitos para tal.  São atendidos pacientes de todas as faixas etárias conforme abaixo:

 

  • Adulto (a partir de 18 anos): a fila de espera está ABERTA. Interessados devem entrar em contato através do nosso telefone/WhatsApp e solicitar entrada na fila de espera. Mais informações deverão ser fornecidas na hora do agendamento.

 

  • Infantil (0-17 anos): Ainda possuímos muitas crianças aguardando por atendimento. Por este motivo, a fila de espera para atendimento fonoaudiológico INFANTIL está FECHADA para algumas especialidades. 

No momento, estamos com vagas abertas APENAS para crianças com as queixas abaixo:

Problemas de VOZ (Problemas como rouquidão frequente, volume de voz muito alto, perda da voz, etc);

Problemas de MOTRICIDADE OROFACIAL SEM OUTRAS COMORBIDADES OU DEFICIÊNCIAS ASSOCIADAS (Problemas relacionados às funções motoras da face, como língua presa – alteração no freio lingual, respiração oral, mastigação unilateral, flacidez na língua, lábios e bochechas, língua escapando entre os dentes, seletividade alimentar, dor no rosto ou mandíbula etc).


*APENAS PARA ESTES CASOS DESCRITOS ACIMA: devem entrar em contato através do nosso telefone/WhatsApp para entrar na fila de espera.


Para todos os outros casos, NÃO HÁ PREVISÃO para nova abertura da fila. Comunicaremos em nosso site quando a fila for abrir novamente para estas áreas, portanto, sugerimos que você acompanhe periodicamente nesta página.

 

AGENDAMENTO PARA EXAMES AUDITIVOS

Todos os exames possuem FILA DE ESPERA. Ao entrar em contato, o paciente será inserido na fila, sendo chamado quando houver vaga disponível.

Avaliação audiológica básica: nesta avaliação, podem ser realizados os exames de audiometria, logoaudiometria e medidas de imitância acústica (timpanometria e pesquisa dos reflexos acústicos), ficando a critério do profissional responsável.

  • Adulto (a partir de 13 anos): Interessados devem entrar em contato através do nosso telefone/WhatsApp e solicitar entrada na fila de espera. Mais informações deverão ser fornecidas no momento do agendamento.
  • Infantil (0-12 anos): Interessados devem entrar em contato através do nosso telefone/WhatsApp e solicitar entrada na fila de espera. Mais informações deverão ser fornecidas no momento do agendamento.
    OBS: o procedimento de avaliação audiológica infantil para crianças de 7 a 12 anos foi realizado durante o primeiro semestre de 2024 (março à julho). Neste semestre letivo (setembro a dezembro de 2024), estaremos atendendo a faixa etária de 0 a 6 anos. Deste modo, a previsão para voltar a chamar crianças de 7 a 12 anos é em MARÇO de 2025 (o paciente pode entrar na fila desde já, mas será chamado a partir de março). 

 

Teste da Orelhinha: Triagem realizada em recém-nascidos. Interessados devem entrar em contato através do nosso telefone/WhatsApp e solicitar entrada na fila de espera. Mais informações deverão ser fornecidas no momento do agendamento.

 

Exame PEATE/BERA: o paciente será colocado na fila de espera apenas mediante apresentação de ENCAMINHAMENTO MÉDICO/FONOAUDIOLÓGICO. Além disso, DEVE ter passado pela avaliação audiológica básica/comportamental antes, uma vez que o PEATE/BERA é um exame complementar.

  • Adulto (a partir de 13 anos): Interessados devem entrar em contato através do nosso telefone/WhatsApp e solicitar entrada na fila de espera. Mais informações deverão ser fornecidas no momento do agendamento.
  • Infantil (0-12 anos): Interessados devem entrar em contato através do nosso telefone/WhatsApp e solicitar entrada na fila de espera. Mais informações deverão ser fornecidas no momento do agendamento.

NÃO REALIZAMOS PEATE/BERA COM SEDAÇÃO, pois não temos médicos/anestesistas em nossa equipe. Pacientes que necessitam de sedação, NÃO serão colocados na fila de espera. 

 

Avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC): este exame é realizado A PARTIR DOS 6 ANOS de idade. Interessados devem entrar em contato através do nosso telefone/WhatsApp. Para entrar na fila de espera, o paciente DEVE preencher os requisitos abaixo

  • Possuir ENCAMINHAMENTO médico ou de outro serviço;
  • Possuir AUDIOMETRIA (de, no máximo, 1 ano atrás);
  • Ter, no mínimo, 6 ANOS de idade;
  • NÃO TER perda auditiva do tipo condutiva ou mista, nem apresentar grau de perda moderadamente severo, severo ou profundo;
  • NÃO TER perda auditiva unilateral ou com assimetria (diferença) considerável entre as orelhas;
  • NÃO TER apresentado quadro de infecção de ouvido/otite após a última audiometria (nesse caso, é necessário REPETIR a audiometria);
  • DEVE POSSUIR habilidades cognitivas e linguísticas suficientes para a compreensão das tarefas. Somente realizamos o teste em pacientes com comorbidade quando o mesmo possui uma JUSTIFICATIVA PLAUSÍVEL por escrito de outro profissional que o acompanhe, explicando com detalhes o motivo do exame e como o teste influenciará ou contribuirá para o prognóstico do tratamento. 

PACIENTES QUE NÃO PREENCHAM TODOS OS REQUISITOS, NÃO SERÃO COLOCADOS NA FILA DE ESPERA. Os critérios foram estabelecidos com base nas diretrizes do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

 

Exame Vestibular: não estamos realizando este exame no momento.

 

IMPORTANTE: a maior parte dos procedimentos realizados na Clínica Escola de Fonoaudiologia são feitos por alunos das últimas fases do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, sob a supervisão de um(a) Docente Fonoaudiólogo(a) responsável.

 

 

Horário de Atendimento ao Público
Segunda-feira a Sexta-Feira
07:00 às 19:00h
(48) 3721-6111 (telefone/WhatsApp)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.