Exames Realizados
EXAMES AUDIOLÓGICOS REALIZADOS NA CLÍNICA DE FONOAUDIOLOGIA DA UFSC
- Audiometria Tonal Liminar: é realizada com o objetivo de determinar qual a menor intensidade que o indivíduo escuta. O seu resultado indica se a pessoa apresenta audição normal ou perda auditiva. Em caso de haver perda, informa também qual o seu grau e tipo.
- Logoaudiometria (Audiometria Vocal): é um exame que avalia a resposta do paciente para diferentes tipos de sons da fala e seus resultados auxiliam na determinação do tipo de perda auditiva.
- Audiometria com Reforço Visual: possui os mesmos objetivos da audiometria tonal liminar, porém é indicada para bebês de 6 meses até, aproximadamente, 2 anos de idade.
- Audiometria Lúdica: assim como o exame acima, possui os mesmos objetivos da audiometria tonal liminar, mas é indicada para crianças de 2 a 5 anos de idade.
- Medidas de Imitância Acústica: fornecem informações a respeito do funcionamento da orelha média. Indicada para todas as faixas etárias e seu resultado auxilia na determinação do tipo de perda auditiva. Antigamente, este procedimento era conhecido como Impedânciometria.
- Emissões Otoacústicas Evocadas: fornece informações a respeito do funcionamento das células ciliadas externas (localizadas na cóclea). Podem ser realizadas em qualquer faixa etária e seus resultados auxiliam na determinação do tipo de perda auditiva. Quando realizado em recém-nascidos, este exame é chamado de Teste da Orelhinha.
- Potenciais Evocados Auditivos Do Tronco Encefálico – PEATE: também conhecido como BERA, fornece informações a respeito do funcionamento do nervo auditivo e da via auditiva do tronco encefálico. Auxilia na determinação do limiar auditivo da pessoa e pode ser realizados em qualquer faixa etária.
- Avaliação Do Processamento Auditivo (Central): é realizada mediante a aplicação de uma bateria de testes que avaliam o funcionamento do sistema nervoso auditivo central e as habilidades auditivas. Pode ser realizada a partir dos 6 anos de idade.
- Avaliação Vestibular: utilizada para avaliar as alterações do sistema vestibular. Esse exame pode ser solicitado por médicos quando o paciente tem queixas de tonturas, desequilíbrios, quedas, zumbido etc.
OBS: NÃO REALIZAMOS OS EXAMES DE VIDEOFLUOROSCOPIA, VIDEOLARINGOSCOPIA, NASOFIBROSCOPIA E AFINS.